quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Do Futsal ao Futebol de Campo!

Sub_15 do Santa Cruz
O futsal sempre revelou atletas de grande qualidade; no cenário do Futebol Internacional craques como Lionel Messi do Barcelona, D´Alesandro do Internacional; no Brasil temos Craques como Zico, Rivelino, Bebeto, Robinho, Denílson, Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Neymar, Ganso e Ronaldo Fenômeno, aqui em Pernanbuco os maiores exemplos são Juninho Pernambucano e Sérgio China.
Em Pernambuco, as divisões de base do Náutico, Santa Cruz e Sport estão cada vez mais investido nos atletas do Futsal para migrarem ao campo; Na mesma tedência temos o inicio da migração da quadra para o campo dos treinadores, um exemplo é o André CARIOCA que apesar de ter a sua carreira de treinador iniciada no futsal, está totalmente adaptado ao campo e já representa uma referencia no estado, no trabalho de iniciação no futebol de Campo.
Segundo André Carioca os principais fatores que beneficiam os atletas do futsal são:
  • Iniciação no Futsal(5 a 7 anos);
  • Disciplina Tática;
  • Fundamentos(Drible, Passe, Chute, Condução e Domínio);
  • Experiência em Competições(Locais, Regionais, Nacionais e Internacionais), em média 7 competições no ano.
  • Versatilidade em conseguir jogar em várias posições
  • Maior velocidade na tomada de decisão.
No Santa Cruz o Prof. André Carioca vem fazendo a migração e já representa 70% do grupo de jogadores inscritos no Pernambucano na categoria sub 15. O mesmo trabalho vem sendo feito com atletas de 12, 13 e 14 anos que estão iniciando a transição do Futsal para o Futebol.
"Em agosto(05/08) teremos o início do Campeonato Pernambucano Sub 15, a equipe sub 14 do Santa Cruz vem credenciada a fazer uma ótima campanha principalmente pelo excelente retrospecto em torneios e amistosos realizados na fase de preparação." Finalizou o professor.

Forte Abraço!!!

3 comentários:

Paulo Campos disse...

Essa migração tem sido algo comum em nosso Estado pois o Futsal, apesar de ser forte, não remunera tão bem quanto o Campo. Fatores financeiros tem criado grandes craques no campo que foram formados no futsal. Empresários se especializam em buscar no futsal garotos para fazer a transição cada vez mais cêdo. Está se falando nos bastidores que este ano já deve acontecer o campeonato Pernambucano sub 13 de campo. Com isto a migração deverá começar ainda mais cêdo. Quem perde com isso? O futsal.

Anonymous disse...

Na verdade as equipes deveriam fazer um trabalho paralelo, treinos de quadras e campos alternados>
Hoje em nosso senário do Futsal, existe muitos atletas que ainda, conseguem conciliar, mais futuramente se tiver que escolher, vão optar por campo, é mais rentável.

Claudio Gomes

Anonymous disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postar um comentário