terça-feira, 2 de agosto de 2011

"PAI...desisti do futebol por sua causa! "

Marcos,


Revendo meus e-mails enviado, ví que já lhe enviei esse e-mail mas vc ainda não tinha o blog. Acredito ser de grande valia divulgar essa mensagem para o nível de debate que vem sendo tratado no seu blog. 


Abraço. 
Profº Sued Lima

Ele escreveu esta carta quando tinha 9 anos.

PAI...desisti do futebol por sua causa!

Pai, eu estou escrevendo esta carta porque como sou muito pequeno e as pessoas não ligam para as opiniões das crianças e pode ser que com uma carta eu possa me expressar sem ser criticado. Os adultos não aceitam a opinião das crianças, principalmente quando estão nervosos por causa do jogo. 

As pessoas não olham as crianças como pessoas que têm direito de ter opiniões e que elas possam estar com razão naquilo que elas falam. 

Quando os adultos não concordam com a gente, mesmo que a gente tenha razão, principalmente quando eles estão nervosos, nós é que sofremos as conseqüências e não temos como nos defender. Nestas ocasiões somos obrigados a ficar calados e isto é o pior que pode acontecer para o nosso futuro. 

Pode ser que quando você estiver calmo, possa ler esta cartinha e refletir sobre tudo que estou dizendo aqui e não brigar comigo. Eu gosto muito de jogar futebol e eu quero ser um atleta de sucesso. Para isso eu conto principalmente com o seu apoio e ajuda. 

Quando conseguimos vencer uma partida eu fico muito feliz, meus colegas e treinadores também, mas o que mas gosto é de ver você feliz. Porém quando nós perdemos, eu quero que saibas que eu, meus colegas e treinadores, somos aqueles que mais sentem a derrota. 

Preciso, nesta hora, do seu apoio e incentivo, mas nem sempre é assim, você reclama, grita, briga comigo e reclama dos meus companheiros e treinadores. 

Pai, isso me deixa ainda mais arrasado porque você é a pessoa mais importante na minha vida e não quero vê-lo triste por minha causa, e culpar meus companheiros, árbitros e treinador só pioram as coisas pra mim. 

Vencer ou perder é conseqüência de uma série de fatores algumas vezes alheios à nossa vontade. 

Eu preciso de sua ajuda para poder aceitar a derrota com dignidade e encontrar forças e confiança para poder vencer a próxima partida. 

Pai, quando você fica do lado de fora tentando me dar instruções durante a partida, na realidade você esta me prejudicando mais do que ajuda, pois eu preciso ajudar os meus companheiros no esquema tático que foi combinado no vestiário e não consigo prestar atenção, ao mesmo tempo, no jogo, no meu treinador e em você. 

Um não quero ser um filho desobediente, mas como obedecer as suas ordens e a do treinador ao mesmo tempo? 

Outra coisa, não fique triste caso eu faça algum gol e comemore antes com os meus companheiros que lutaram para que eu pudesse fazer o gol para o nosso time. 

Quando você xinga o árbitro ou responde a torcida adversária, eu fico muito nervoso e não consegui jogar direito. 

Pai, quando um companheiro meu fizer alguma coisa errada, não brigue com ele, porque eu também posso fazer a mesma coisa, pois estamos todos aprendendo, e você não gostaria que o pai dele me criticasse não é! 

Substituição no futebol é sempre uma ação estratégica e temporária, por isso peço que não reclame e ofenda meu treinador porque ele tem um plano em mente e precisa alterar o plano a cada situação. Muitas vezes o treinador substitui um atleta para que ele possa descansar um pouco, outras vezes pode ser porque naquele dia ele não está bem. Tenha certeza de que ele está tentando fazer o melhor para a nossa equipe e a interferência dos pais só nos prejudica emocionalmente. 

Pai, eu te amo muito, me ajuda a ser um bom atleta atendendo aos poucos os simples pedidos que aqui eu faço a você, pois prefiro desistir do futebol a ver você envolvido em brigas e discussões com outras pessoas. 

Quero que você tenha orgulho de mim, tanto na vitória quanto na derrota, pois nós tentamos fazer a nossa parte com dedicação. 

Peço que você atenda este meu pedido nesta competição que é importante pra mim e meus companheiros. Com amor, seu filho.... 

P.S. O pai deste menino não atendeu seu pedido e ele desistiu do futebol.
 

Fonte : www.pedagogiadofutsal.com.br





Prof.  Sued, muito bem lembrado! Valeu!


Forte Abraço!

3 comentários:

André Oliveira Sub11 Sport disse...

tem coisa que todo mundo deveria ler...

Anonymous disse...

Carta muito bem escrita. Apesar de falar grandes verdades, será que foi realmente escrita por uma criança de 9 anos?. Se foi, com certeza um superdotado.

Anonymous disse...

A dúvida pode ser tirada na fonte de onde foi extraída o texto.

Postar um comentário